A prótese dentária pode entregar novamente o sorriso harmonioso para quem perdeu os dentes. A Odontologia oferece atualmente duas opções de próteses dentarias, a móvel e a fixa. E a indicação da melhor opção é feita pelo Cirurgião Dentista em um planejamento junto com paciente, levando em consideração todos os aspectos individuais.
A primeira diferença, obviamente, é a possibilidade de remoção. Entre as próteses móveis existem as opções entre a parcial ou total. A parcial é adaptada a arcada já existente, utilizando grampos para evitar uma soltura indesejada. A prótese total é a popularmente conhecida “dentadura”.
A prótese fixa se utiliza de um cimento especial para se adaptar aos demais elementos dentários ou unindo-os, sendo assim, pontes fixas.
Como decidir entre as diversas opções de próteses?
A escolha principal se baseia no histórico clínico e médico do paciente, em seguida as necessidades mecânicas, estéticas e biológicas determinantes, variando de caso para caso. E então, a possibilidade financeira.
Quem busca estética e conforto, optam pelas fixas. Quem busca redução de custo, as móveis são as mais indicadas. Mas vale ressaltar que as próteses fixas garantem uma maior preservação da arcada dentária.
Outro aspecto que pesa na escolha, é a higiene. As próteses removíveis requerem uma higienização mais rigorosa e deve se evitar alimentos pegajosos ou muito duros, para evitar a quebra dos dentes artificiais.
A higienização é feita com escova dura e sabão neutro ou creme dental não abrasivo nas próteses móveis, já nas próteses fixas se faz necessário de escovas interdentais e passa-fios para otimização do fio dental.
Acreditamos na importância de proporcionar uma experiência odontológica diferenciada, com soluções práticas e confortáveis.